Anúncio

Artigo

The Sims 4: primeiras impressões

Equipe Softonic

Equipe Softonic

  • Atualizado:

Após vários meses de espera, a EA finalmente mostrou a fundo o The Sims 4 durante a Gamescom 2013. Primeiro, veio o trailer. Depois, pudemos comprovar uma versão pré-alfa do modo de criação dos Sims, ver as melhorias do modo “Construir” e dar uma olhada na nova personalidade dos Sims. A verdade é que já estamos com vontade de ver mais.

Mais personalização dos Sims? Claro!

Três gerações de The Sims serviram para mostrar uma enorme evolução nos modos de edição de pessoas, mas faltou aquele detalhe extra. Por exemplo, por que não podemos editar qualquer traço e parte do corpo dos personagens?

The Sims 4: primeiras impressões

Nosso desejo será realizado no The Sims 4, graças a um sistema muito simples. Ele nos permite pegar qualquer parte do corpo ou do rosto do Sim e modelá-lo como quisermos. Peitos grandes e duros? Bunda caída? Barriga de chope? Corpo bombado? Com alguns cliques, você poderá mudar o físico do seu Sim como nunca feito antes.

De todas as maneiras, se você preferir Sims predefinidos, o editor conta com umas quantas dezenas que, finalmente, terão traços típicos de acordo com o tom de pele escolhido. Isso fará com que se assemelhem mais às etnias humanas reais.

Mas o físico não é tudo. O The Sims 4 terá um sistema de personalização de traços mais avançado, embora a versão pré-alfa que vimos estivesse com essas opções bloqueadas. Tivemos que nos conformar, o que não é pouco, com escolher o tom de voz do Sim. Isso já podia ser feito antes, só que agora é mais preciso. E a maneira de caminhar também: você prefere um Sim desleixado ou um marrento? Uma Sim largada ou uma patricinha? O andar diz muito da pessoa.

O modo de construir já não é mais uma enganação

Sempre gostei de construir casas no The Sims, mas reconheço que muitas vezes acabava jogando com casas predefinidas, porque fazer uma do zero demorava demais. No The Sims 4 isso já era.

A forma de construir estruturas será muito mais simples: agora não é mais parede por parede. As casas se dividem em módulos de diferentes formas que podem ser modificados depois. O mesmo vale para os telhados. Será por conta disso que você verá áreas vazias descobertas, ou acabamentos mal feitos. Igual acontece com os personagens, os telhados podem “se modelar”, fazendo com que as opções de personalização sejam infinitas.

Colocar janelas e fazê-las ficar bonitas depois tem a sua arte. Aqueles que não têm tanta paciência com o jogo poderão contar com um sistema inteligente que detecta o tamanho dos quartos e distribui as janelas da maneira mais conveniente. Garanto que fica bem bonito.

Escolher a mobília no The Sims às vezes pode dar mais canseira do que ir às compras de verdade. Para que você não perca tanto tempo, o The Sims 4 oferece vários conjuntos de móveis predefinidos, que se distribuirão no cômodo de acordo com seu tamanho e que, claro, poderão ser modificados separadamente.

Com todas essas mudanças no modo “Construir”, o que a EA quer é que você não perca tempo com tarefas secundárias e, sim, que você se dedique ao que realmente importa… Brincar de viver!

Mais vivos do que nunca

Já nos haviam adiantado com o trailer: os Sims estão mais vivos e imprevisíveis do que nunca. O sistema de estado de ânimo da versão 3 do The Sims evoluiu a algo muito mais lógico e que nos surpreende continuamente.

Cada ação de um Sim, seja própria ou uma interação com outros Sims, influirá fortemente no seu estado de ânimo. Isso será visto claramente no HUD do jogo que nos mostrará também porque o nosso Sim está animado, excitado, exausto ou com raiva.

Não foi só os estados de ânimo que evoluíram, mas também o sistema de interações entre Sims. Antes não dava a sensação de que quando um Sim fazia alguma coisa os outros nem reparavam? Isso não acontecerá mais no The Sims 4, no qual nossos amiguinhos digitais reagirão a tudo que os outros façam.

Não para por aí. Segundo as experiências das interações que tenham, eles poderão conversar sobre assuntos relacionados a essas experiências. Apesar de não duvidar que as interações clássicas sigam ocorrendo, muitas serão bem variadas ao longo da jornada do seu Sim.

Uma nova evolução?

À primeira vista, o The Sims 4 não apresenta o salto gráfico que vimos nas mudanças anteriores de geração. Ao que tudo indica, parece que o veremos na jogabilidade.

Os novos modos de edição parecem ser revolucionários, mas a estrela dessa quarta edição será, sem dúvidas, os próprios Sims. Serão eles realmente “humanos” como a EA nos vende, ou não será para tanto? A resposta, em alguns meses.

Artigo original em espanhol, escrito por Maria Baeta.

Equipe Softonic

Equipe Softonic

Os mais recentes de Equipe Softonic

Diretrizes Editoriais